terça-feira, 1 de junho de 2010




Nao percam!

Pagina da sala do primeiro periodo de Ciências Biologicas de 2010 da Fundaçao Helena Antipoff está em primeiro lugar em acesso! nao percam, ascesse você também .


terça-feira, 25 de maio de 2010

Célula Sintética


Entenda a criação da célula sintética
A bactéria controlada por um genoma artificial é o primeiro passo para a criação de formas de vida artificiais.

“Viver, errar, triunfar, criar vida a partir da vida”. Esta frase de James Joyce está literalmente inserida no código genético de uma pequena célula chamada Mycoplasma mycoides JCVI-syn 1.0, o primeiro organismo que vive com um DNA completamente montado em laboratório. E não foi por acaso.
O feito, anunciado na quinta-feira (20), aconteceu graças a um trabalho de 15 anos, 40 milhões de dólares e uma equipe de 20 pessoas, capitaneada por Craig Venter, o responsável pelo seqüenciamento do genoma humano, há dez anos. Embora seja tentador rotulá-lo como a criação de vida artificial, ainda não é o caso: o DNA, embora montado em laboratório, é o de uma espécie, Mycoplasma mycoides, e foi inserido em outra espécie, a Mycoplasma capricolum. É como se, em vez de pegar um livro de instruções já existente, a equipe de Venter redigitou todos seus capítulos, colocando umas alterações aqui e ali (como o trecho de Joyce acima e um endereço de website) para diferenciá-lo do DNA natural da célula.
Daí veio a novidade: depois de algum tempo, as células de M. capricolum começaram a ler as novas instruções, e iniciaram a produção das proteínas da M. mycoides, se comportando e aparentando ser a própria. Para todos os efeitos, ela tinha se transformado em uma Mycoplasma mycoides.A vida que veio do computador: como os cientistas criaram a célula sintética

Consequências nutricionais da cirurgia bariátrica

Deficiências nutricionais podem ocorrer após cirurgia bariátrica. o risco pode aumentar ao longo do tempo, devido à baixa aderência à suplementação, ingestão inadequada e ou más-absorções dos alimentos. essa revisão sumariza avanços recentes na compreensão das consequências nutricionais da cirurgia bariátrica.